quarta-feira, 13 de maio de 2015

PELO DIREITO DE TRABALHAR! NÃO ÀPRIVATIZAÇÃO DO CENTRO COMERCIAL DE CAMAÇARI!



Elisa Gonçalves, Camaçari/Ba.

Em meio a uma crise econômica, estamos vivenciando vários ataques à classe trabalhadora. Estamos sofrendo com as políticas de reajuste fiscal e com grandes possibilidades de sermos atacados com a aprovação das Medidas Provisórias (MP’s) 664 e 665 do governo e do Projeto de Lei (PL) 4330 que amplia a terceirização.

Aumentos nas taxas das contas básicas, tais como água e luz, ultrapassam as condições de mantermos nossos salários até o fim do mês. Esses aumentos também atingem nossas alimentações diárias. Fazer feira para todo mês vem sendo mais difícil. Feira em supermercado, mais difícil ainda, pois os preços são mais altos. Nossa alternativa é irmos às feiras populares.

A cidade de Camaçari é contemplada por uma grande feira popular, conhecida como Centro Comercial de Camaçari. Este centro está sendo o novo alvo dos ataques da privatização. A Prefeitura Municipal de Ademar (PT) pretende privatizar a feira, cobrando preços altos aos feirantes que pretendem ficar em seus locais de trabalho. A proposta vem no sentido de modernizar a feira e quem vai pagar por sua “modernização” é quem trabalha no local há anos. É inegável que a feira precisa melhorar sua estrutura, mas a melhoria não deve ser feita com um formato de exclusão.

Aos trabalhadores que pertencem os estabelecimentos vão ser cobradas 2 taxas: uma de aluguel e outra de manutenção do espaço coletivo. As taxas serão calculadas por m² do estabelecimento. Aos feirantes que não estiverem dispostos a colaborar mensalmente com a modernização, vai ser disponibilizado um espaço próximo ao distrito de Parafuso para que eles possam continuar seus trabalhos como feirantes. Ou seja, para ter um local central e uma boa localização de suas “barracas” os feirantes vão pagar um preço muito alto.

Essas mudanças além de atingirem a relação dos feirantes com seu trabalho, atingem a relação com seu modo de vida e com sua cultura. A existência de feiras livres é essencial para a manutenção da cultura dos feirantes e da população local, na qual há uma relação não apenas de compra e venda, mas sim uma relação da origem dos produtos vendidos e de suas utilidades no que diz respeito aos conhecimentos tradicionais dos feirantes que, geralmente, é passado de geração em geração.

Nesse sentido, nós como moradores e moradoras, trabalhadores e trabalhadores de Camaçari não podemos permitir que essa privatização nomeada de modernização aconteça. Nesse projeto quem perde somos nós e quem ganha é a prefeitura que, mesmo tendo um nível de arrecadação muito alto, quer que nós trabalhadores paguemos pela falta de verbas que a prefeitura alega estar passando. Obras de infraestrutura na cidade precisam ser feitas. A obra da feira é uma delas. Que a prefeitura pague pela modernização! Já pagamos com o nosso suor!

Todo apoio aos feirantes de Camaçari!
Abaixo a privatização do Centro Comercial!

0 comentários:

Postar um comentário