segunda-feira, 29 de junho de 2015

Por uma verdadeira independência, principalmente para os negros / negras e pobres da Bahia.



Carlos Nascimento,
Da Direção Municipal do PSTU Camaçari e da Secretaria de Negros e Negras do PSTU Bahia.

Mais uma vez aproxima-se os festejos da Independência da Bahia, mas será que há muito que se comemorar, principalmente para negros / negras e pobres desses Estado?
De acordo com o mapa da violência o número de negros mortos é bem maior que o de jovens brancos. O racismo é tão escancarado nesse estado que o governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), chegou no inicio do ano a declarar publicamente que a execução de jovens negros pela policia militar no bairro do Cabula se comparava a um jogador fazendo um gol.

Mas, algo pior ainda está por vir. Se os jovens negros já são exterminados nas periferias das grandes cidades, muitos deles com requinte de crueldade, como no caso do jovem Geovane em Salvador, e infelizmente tantos outros, agora com a ameaça concreta no Congresso Nacional da aprovação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, a juventude pobre e negra das periferias poderá ser criminalizada ainda mais cedo.

Pois, nós bem sabemos quem estão em maiores situações de risco são as crianças negras, que muitas vezes são alvos fáceis dessas terríveis quadrilhas de extermínio. Ao invés de se pensar em tirar esses jovens dessa situação de risco, evitando muitas vezes  que os levem a cometer crimes,  se opta pela forma mais fácil, reduzir a sua maioridade penal, para piorar ainda mais a sua situação.

 É evidente que isso é uma das mais várias facetas do racismo em nosso país. Pois, agiriam com certeza de forma diferente se os maiores alvos fossem jovens brancos e não jovens negros, afinal é assim que se age com os negros / negras, lhe negam educação de qualidade, lhe negam cultura, lhe negam lazer, lhes prendem e, por fim, os matam.

Diante de um momento  de imensa gravidade em relação a aprovação dessa PEC, os movimentos de direitos da criança , os diversos movimentos que defendem  a questão racial e demais movimentos sociais precisam se unir para lutar contra esse projeto que nada mais é do que a legitimação da barbárie que afetará os menores negros / negras desse país e do Estado  da Bahia.

Neste sentido, apoiamos a iniciativa da realização de uma manifestação em Salvador, na próxima terça-feira, dia 30 de junho, as 13h, em frente ao Shopping Bahia. Todos lá!

0 comentários:

Postar um comentário