terça-feira, 14 de abril de 2015

15 de abril: Na Bahia e no Brasil um dia de luta contra o PL das terceirizações e o ajuste fiscal


Direção Estadual do PSTU
Salvador, 14 de abril de 2015.
Amanhã será um grande dia. Nesta quarta, 15 de abril, paralisações, greves e atos de rua ocorrerão em todo o Brasil numa ação organizada conjuntamente pelas principais centrais sindicais e movimentos populares do país. O dia 15 será uma resposta da classe trabalhadora ao grave ataque aos direitos trabalhistas que representa a aprovação do PL 4330 das terceirizações.
 

A conjuntura que vivemos no Brasil nesse primeiro semestre de 2015 é bastante complexa e repleta de desafios para os trabalhadores e os ativistas dos movimentos sociais. Os governos, a começar pelo federal, passando pelos estaduais e municipais, querem fazer recair sobre os ombros da classe trabalhadora o pesa da crise econômica que eles, governos e patrões, criaram.

O PL 4330 é o mais duro ataque aos direitos trabalhistas das últimas 4 décadas! Somam-se a ele as medidas provisórias 664 e 665 que atacam o seguro desemprego, o PIS, as aposentadorias e pensões, além do conjunto de medidas de ajuste fiscal que são um duro golpe  as condições de vida dos trabalhadores e do povo.

Nós trabalhadores já podemos sentir os efeitos dessa crise. O preço da cesta básica voltou a subir, assim como as tarifas do transporte, água e energia elétrica. Esse verdadeiro tarifaço está corroendo os salários. A taxa de desemprego voltou a crescer e os patrões ameaçam com mais demissões.

As pesquisas dos principais institutos de opinião apontam que há um sentimento geral de insatisfação com a situação econômica e política do país. A popularidade do governo Dilma despencou mas, também o Congresso afogado na lama das negociatas e no escândalo da lava-jato é visto com amplo descrédito.

A oposição de direita tenta de modo oportunista capitalizar o desgaste do governo. Porém, Aécio e o PSDB, caso estivessem no governo, teriam a mesma política econômica e a prova disso é que eles não se opuseram a aprovação do PL 4330 e tão pouco questionam as medidas centrais do ajuste fiscal. Nos Estados e municípios onde governam PSDB e DEM também promovem pacotes de ajuste que são duros ataques aos trabalhadores.

A Bahia é parte dessa totalidade. O governo do Estado já sinalizou que cortes serão necessários e sobram declarações do governador Rui Costa dizendo que não “há dinheiro” para atender as reivindicações do funcionalismo, em especial o setor da educação que está em luta com uma possibilidade de greve.

Em Salvador a estratégia privilegiada da prefeitura de ACM Neto são as privatizações. Destaque para o setor de mobilidade onde as todas as estações de transbordo foram repassadas a iniciativa privada e mesmo após longos anos de péssimos serviços prestados o SETPS obteve a renovação do direito de exploração do transporte coletivo por mais 25 anos com direito a aumento anual de tarifa.

Para fazer frente a essa enxurrada de ataques, a única saída para os trabalhadores nesse momento é se organizar e lutar. Nenhuma confiança nos governos, sejam eles municipais, estaduais, e também no governo Dilma. Nenhuma confiança na oposição de direita, nada de progressivo virá do PSDB, do DEM, e também do PMDB de Geddel, Renan e Eduardo Cunha.

Por todo o Brasil e também aqui na Bahia a militância do PSTU estará nas ruas, fábricas, Universidades, escolas e locais de trabalho, se somando aos atos e manifestações convocados pelas centrais CUT, CTB, NCST, Intersindical/CCT e CSP-Conlutas. Devemos apostar todas nossas fichas na mobilização da classe, num calendário de lutas que tenha o dia 15 de abril como a primeira de várias outras iniciativas e que tenhamos no horizonte a necessidade de uma greve geral para derrotar o ajuste fiscal dos governos e defender os direitos da classe trabalhadora.

Nesse caminho será fundamental que as Centrais sindicais como a CUT e a CTB, e os setores do movimento que seguem apoiando o governo sejam ganhos para necessidade de romper com esse apoio e dedicar máximos esforços para impulsionar as lutas contra os ataques.
Que seja grande o 15 de abril!

Pelo arquivamento do PL 4330 das terceirizações!

Revogação das MP’s 664 e 665 que atacam o seguro desemprego, o PIS, as aposentadorias e pensões!

Contra os cortes no orçamento da saúde, educação e demais áreas sociais!

Contra os ajustes fiscais e reformas do governo Dilma e também dos governos estaduais e municipais!

Chega de Dilma, PT, PSDB, PMDB! Basta de retirada de direitos, aumentos de preços e corrupção!

0 comentários:

Postar um comentário