terça-feira, 18 de junho de 2013

Ato pelo Passe Livre reúne 10 mil pessoas em Salvador



Henrique Saldanha, de Salvador

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, milhares de pessoas tomaram uma das principais avenidas de Salvador no ato nacional pelo Passe Livre. Logo cedo na concentração o ato já dava sinais de que seria grandioso. Milhares de jovens chegaram muito antes do horário marcado e se reuniam para conversar, discutir as pautas, os motivos que os levavam até ali.
No sábado, 15/06, após a reunião preparatória do ato, cerca de mil pessoas saíram às ruas da região do centro de Salvador e foram em ato até a estação da Lapa, cantando palavras de ordem na defesa de um sistema de transporte público, gratuito e de qualidade. O ato dessa segunda-feira foi uma clara expressão de que a população de Salvador não suporta mais o caos nos serviços como transporte, saúde e educação.

Quando o ato dessa segunda saiu da concentração já era possível ver que se tratava de um ato de milhares. Durante um momento o ato tomou quase toda a Avenida Tancredo Neves, centro financeiro da capital Baiana. Segundo a PM o ato reuniu cerca de 10 mil ativistas. Os milhares de ativistas levavam diversos cartazes com dizeres que iam da luta do transporte, reivindicando redução da tarifa, tarifa zero, mais ônibus, conclusão e ampliação das obras do metrô. As pautas levadas para a rua retratavam o caos que a cidade vive no transporte, que só tem piorado nos últimos dias por conta das modificações realizadas para atender às demandas da FIFA. Hoje milhares de Soteropolitanos gastam cerca de 5 horas no trânsito para se deslocar de casa para o trabalho ou estudo.
Mas não eram apenas as bandeiras do transporte que estavam no ato. A indignação que toma todo o país chegou a Salvador e a juventude tem se levantado para questionar as injustiças sociais na cidade. A falta de verbas para saúde e educação foram elementos destacados nos cartazes, que questionavam a prioridade do governo com a copa, enquanto os direitos sociais são negados constantemente na cidade e no Estado. 

A militância do PSTU esteve presente no ato defendendo a unidade dos lutadores para lutar contra o caos no transporte que vive a cidade hoje. Parte das pautas que o partido levou para as ruas foi a defesa da municipalização do transporte público da cidade, o fim do SETEPS (Sindicato patronal das empresas de ônibus que controla o transporte coletivo da cidade) e a defesa do passe livre para estudantes e desempregados.

Na próxima quinta-feira (20/06) acontecerá mais um ato que promete reunir ainda mais pessoas, unificando as dezenas de pautas que têm mobilizado milhares nos últimos dias. O ato sairá da Praça do Campo Grande (14hs) em direção à Arena Fonte Nova, palco dos jogos da copa das confederações.

0 comentários:

Postar um comentário