quinta-feira, 19 de julho de 2012

Salvador: Falsa polarização entre o candidato petista e o herdeiro do Carlismo é uma armadilha para os trabalhadores.


Mário Kertz (PMDB), ACM Neto (DEM) e Pelegrino (PT) não são alternativas para os trabalhadores. 
 Poucas eleições foram tão aguardadas pelo população de Salvador como as eleições municipais de 2012. A corrida pela prefeitura este ano promete ser disputada e, mesmo com poucas semanas de campanha na rua, o assunto “eleições” ganhou destaque nas conversas dos bairros, escolas, e locais de trabalho.
A situação de Salvador é de um completo abandono. A atual prefeitura encabeçada por João Henrique (PP) entrará para história como uma das mais desastrosas de todos os tempos.Não é a toa que, em uma recente pesquisa, a capital baiana tenha sido escolhida por turistas e moradores como a pior capital para se viver em todo o Brasil. Um título que deve ser creditado ao atual prefeito João Henrique e aos partidos que durante os seus 8 anos de mandato estiveram na base do seu governo. Dentre estes partidos, estão o PT e o PcdoB que apoiaram João Henrique nas eleições de 2004 e assumiram, no primeiro mandato respectivamente, as secretarias da saúde e da educação.
O PT apostou tudo no desgaste de João Henrique e agora apresenta a candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino/PT para prefeito, e a vereadora Olívia Santana/PcdoB para vice. O objetivo era claro: com o apoio do governador do estado, Jaques Wagner/PT, pretendia passar como um rolo compressor sobre as outras candidaturas nestas eleições.
No entanto, a realidade armou uma “pegadinha” para os planos petistas. A greve dos professores estaduais, que se estende por 100 dias, gerou uma crise política no governo estadual e um profundo desgaste do governador e do PT, abalando diretamente a candidatura de Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador. Abriu-se, então, um espaço para a direita oportunista aquecer a corrida eleitoral.
Muitos trabalhadores desiludidos com o modo petista de governar perguntam se não seria melhor votar em ACM Neto/DEM. Nós do PSTU achamos que tão errado quanto votar nos traidores petistas é se deixar enganar pelos oportunistas da direita que possuem interesses distintos dos trabalhadores e que jamais moveram uma palha para mudar as conidições de vida da população.

Pelegrino não! Basta do modo petista de governar!
A educação pública não tem sido prioridade dos governos do PT. Infelizmente, governos como o de Wagner e Dilma, assim como foi o de Lula, foram eleitos com milhões de votos de trabalhadores que acreditavam em suas promessas de mudança. Acontece que o PT fez uma opção política de governar da mesma forma que os partidos tradicionais de direita, como o DEM-PMDB-PSDB, priorizando os interesses dos grandes empresários que hoje lucram como nunca, enquanto para os trabalhadores nenhuma mudança concreta acontece.
Nessas eleições municipais, candidatos petistas vão tentar nos convencer de que seus governos terão educação como prioridade. Que trabalharão para que a escola pública se fortaleça , que nossos jovens terão uma formação de qualidade e que os professores serão valorizados. Em Salvador, a bola da vez é Nelson Pelegrino, o mesmo que disse que os professores em greve estavam sendo “injustos” com Wagner.
O candidato do PT declarou uma previsão de gastos de R$20 milhões para sua campanha. Fazemos, então, uma pergunta: Quem finacia todo esse dinheiro? A resposta é simples. Os grandes empresários, os mesmos que finaciaram a campanha de Wagner e que também fazem “doações” para candidaturas como a de ACM Neto e Mário Kertz. Se for eleito, Pelgrino irá recompensar seus “investidores” fazendo um governo voltado para os seus interesses, que com certeza são diferentes dos interesses da classe trabalhadora.
Wagner(PT) também dizia que em seu governo trabalharia pela educação. Passados 6 anos, o que vemos é um verdadeiro abandono da educação pública. E como se não bastasse isso, a postura do governador frente à greve dos professores da rede estadual é bem semelhante a de um ditador raivoso obistinado a derrotar os professores, utilizando-se de todo tipo de manobra para desmoralizar os grevistas.
O modo petista de governar foi reprovado. É chegada a hora de dar uma resposta nas urnas, rejeitando traidores como Pelegrino, verdadeiros lobos que, nas eleições, aparecem com pele de cordeiro.

Carlismo nunca mais!Nenhuma confiança na direita oportunista!
Os grandes corruptos da política brasileira costumam dizer que no Brasil “o povo tem mémoria curta” e que nas eleições basta falar “o que todos querem ouvir” para que consigam se eleger. Essa forma de fazer política é a marca registrada de grandes partidos que há anos ocupam lugar de destaque no cenário político nacional, mas que tem se demonstrado incapazes de transformar as condições de vida dos trabalhadores.
Com a crise política aberta por causa da greve da educação, candidatos como ACM Neto(DEM) e Mário Kertez (PMDB), de forma oportunista, tentam se associar ao movimento. A intenção é clara: se aproveitar do desgaste do governo Wagner (PT) que arrasta pra lama a candidatura de Pelegrino. Mas, a verdade é que estes senhores também não possuem nenhum compromisso com a educação pública. Eles estão de olho nos votos dos professores e trabalhadores que não acreditam mais que votando em Pelegrino terão uma mudança real nas suas condições de vida.
Os anos do Carlismo foram durissímos para a educação baiana. Se Wagner é inimigo dos professores, o mesmo também pode se dizer do velho ACM e de toda sua turma que durante anos governaram a Bahia e Salvador. Em seus governos, a educação pública nunca foi prioridade. As escolas estavam sucateadas e os professores sofriam com péssimas condições de trabalho. Não foi à toa que inúmeras greves da educação aconteceram no período, e a postura do Carlismo sempre foi a de reprimir o movimento, utilizando-se da mesma cartilha que hoje é aplicada por Wagner.
ACM Neto é a nova cara do velho e conhecido Carlismo que nada fez pelos trabalhadores, e que agora tenta nos enganar mais uma vez.


Chega de Governar para os ricos! Salvador para os trabalhadores!


Nestas eleições municipais, o PSTU lançara candidaturas classitas e socialsitas em todo o Brasil. Nossos candidatos são trabalhadores como você, que estão no cotidiano das lutas. Nossas campanhas serão independentes e não receberão um centavo da burguesia.
Em Salvador, formamos junto com o PSOL e o PCB a Frente Capital da Resistência, apresentado os nomes do professor Hamilton Assis (Psol) para prefeito e Nise Nascimento (PSTU) para vice. Faremos uma campanha com um tempo de tv pequeno e não teremos os milhões dos empresários. Em contrapartida, apresentaremos um programa socialista, de combate às injustiças sociais e de apoio às lutas da classe trabalhadora.
O PSTU convida você a acompanhar nossa campanha e conhecer o nosso partido. O PSTU é um partido que tem crescido sempre apoiado nas lutas de nossa classe. Somos o partido da professora Amanda Gurgel. Somos o partido que lutou em defesa do Pinheirinho. Somos o partido das lutas e do socialismo!

0 comentários:

Postar um comentário