quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nota da Juventude do PSTU-Bahia em apoio à greve dos professores da UFBA



Uma verdadeira onda de greves na educação sacode o país neste momento. São cerca de 50 universidades paradas por conta dos históricos problemas que a educação brasileira enfrenta. Professores que se deparam cotidianamente com condições cada vez mais precárias de trabalho resolveram então se levantar e responder aos duros ataques desferidos pelo governo. O resultado disso é um movimento grevista cada vez mais forte, que tem conseguido trazer outras universidades e institutos para a luta. A UFBA, após assembleia realizada nesta terça, é mais uma das universidades que aderem ao movimento grevista.

Há muito tempo não se via na UFBA uma participação tão expressiva da categoria em assembleias. A atual diretoria da APUB que durante todo mandato tem jogado contra a mobilização da categoria, não conseguiu conter os professores de se colocarem em luta pelas suas pautas. O desejo da direção do sindicato de paralisar os professores e proteger o governo de mais um enfrentamento foi derrotado e os professores votaram pela adesão da UFBA à greve nacional. A direção da APUB desde então tem buscado subterfúgios para deslegitimar a greve. Apoiando-se num regimento ilegítimo, tentam questionar a soberania de uma assembleia legítima, que expressou o sentimento da base. E o sentimento é que só através da luta vamos conquistar melhorias para a universidade.

Pioneira na implementação da principal política para a educação do governo, o REUNI, a UFBA enfrenta de maneira alarmante os problemas de uma expansão sem recursos. O drama vivido por professores e estudantes é parte de um processo de precarização e sucateamento do ensino público iniciado desde o governo FHC, com os planos neoliberais, e que se aprofundaram no governo Lula e Dilma. Os cortes de quase R$ 5 bilhões desde o início de seu mandato fazem de Dilma uma verdadeira inimiga da educação pública no país.

As greves na educação não acontecem de maneira isolada no país. Rodoviários, trabalhadores da construção civil e da saúde, tem demonstrado que o ataque dos patrões e do governo à classe trabalhadora tem sido cada vez mais duros. Na Bahia, o ano tem sido marcado por fortes mobilizações. A greve dos policiais no início desse ano demonstrou o potencial de luta que os trabalhadores têm quando se colocam em mobilização. Segue em curso também a poderosa greve dos professores da rede estadual de ensino, que conta com o apoio de pais e estudantes que vão para as assembleias, participam dos atos e só fortalecem o movimento grevista.

Aliada da classe trabalhadora, a juventude tem tido papel importante em todos esses processos. É fundamental que possamos avançar para que os estudantes se mobilizem junto com os professores, construindo uma greve unificada em defesa de uma educação de qualidade. Nesse momento, será decisivo o apoio dos estudantes aos professores em sua luta. Mais do que reivindicar melhorias salariais, o movimento grevista deve pautar uma universidade verdadeiramente democrática e acessível aos setores oprimidos e excluídos da sociedade. A juventude precisa lutar para que a educação esteja a serviço da transformação da sociedade e não de sua sustentação.

Nós da juventude do PSTU somos a favor de todas as mobilizações da classe trabalhadora em defesa de seus direitos. Sabemos que o mundo que vivemos é injusto e reserva pra juventude um futuro de incertezas. Mas, nossa força e nossa união serão decisivas para que possamos construir o futuro que merecemos. A sociedade capitalista é responsável por todas as mazelas de que sofrem os trabalhadores e jovens e é contra ela que precisamos gastar todos nossos esforços, nos aliando aos explorados e oprimidos.

Apoiamos todos os professores que se colocaram em luta contra os ataques do governo e exigimos que este atenda as reivindicações do movimento grevista! Que os professores tenham condições dignas de trabalho e os estudantes possam estudar com qualidade! Que Dilma garanta 10% do PIB para a educação já, pois não podemos mais esperar! Chamamos toda a juventude a apoiar a greve, somando-se a ela através de uma greve estudantil para que este movimento seja vitorioso na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Salvador, 30 de Maio de 2012

Juventude do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

1 comentários:

Concordo plenamente, com o presente texto, os alunos da UFBA, independente dos cursos que façam. Tem que apoiar este movimento da greve de seus professores. Por que é uma luta para eles, fazer um vestibular que tem duas fases, para chegar a universidade e encontrar.
Sua Instituição de ensino, com professores ganhando abaixo, da qualidade do ensino que eles dão, uma infra estrutura que os impossibilita de lecionar em uma sala de aula bem equipada e com melhores recursos.
A greve dos professores, também atrasa o calendário semestral e a continuidade dos trabalhos estabelecidos por este mesmo já citado calendário.
Por isso, se reunam, debatam, quais são as necessidades dos professores e as necessidades que vocês alunos tem. E lutem, por que se vocês não apoiarem, tudo acabará em pizza e não haverá nenhuma mudança, continuarão nesse SISTEMA DE CAOS.

Postar um comentário