Humberto Dias, de Salvador-BA
foto: Duda Carvalho |
Durante a tarde, Amanda participou de uma atividade, convocada pelo núcleo de professores da CSP – Conlutas, na Assembleia Legislativa da Bahia, ocupada pelos grevistas há quase um mês. Estiveram presentes cerca de 100 professores. Na ocasião, Anderson, da Intersindical, destacou a diferença dessa greve para as outras mobilizações da categoria, pois, nesse momento, os professores lutam pela efetivação de duas leis já aprovadas (Lei do Piso e FUNDEB) e se enfrentam com um governo do PT. Nesse sentido, argumentou que os dados tem mostrado que o problema na Bahia não é a falta de verbas para aumentar o salário dos professores, mas sim a falta de prioridade do governo Wagner.
O professor Valdir dos Santos (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas – ASPROLF) também esteve presente na atividade e resgatou que há um mês os professores de Lauro de Freitas estavam em greve para exigir do governo de Moema Gramacho (PT) também o pagamento do piso nacional. Percebe-se assim, que o descaso dos governantes não se resume só ao governo no Estado, mas também as prefeituras que desvalorizam os professores e a educação de conjunto.
Amanda Gurgel iniciou sua fala parabenizando os professores pela greve radicalizada que realizam, e que a ocupação da assembleia legislativa mostra a disposição de luta da categoria, servindo de exemplo para outros estados. “Esta greve entrará para a história do movimento brasileiro”, afirma Gurgel.
foto: Duda Carvalho |
Após a fala de Amanda, ativistas da CSP-CONLUTAS, professores da UFBA, IFBA, e diversos professores em greve relataram a situação de descaso com a educação no país e sobre a necessidade de organizar a luta da categoria por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Ao final da atividade, foi exibido um vídeo produzido no congresso da CSP-CONLUTA, no qual vários professores de diversos estados do país prestam solidariedade e mandam mensagens de apoio à luta dos professores do estado da Bahia.
0 comentários:
Postar um comentário