quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Camaçari: basta de corrupção e injustiça social

|Por Prof. Carlos Nascimento, da Direção Municipal do PSTU Camaçari/BA

Apesar da crise econômica brasileira, em 2016, o Orçamento de Camaçari vai ultrapassar 1 bilhão de reais. Não é novidade a força econômica de nossa cidade. Temos a segunda arrecadação municipal do Estado, perdendo somente para Salvador. É o município responsável por 18% de toda a riqueza produzida na Bahia. Toda essa riqueza é puxada pelo polo industrial, responsável por 90% pela arrecadação tributária do Município.

Camaçari completa mais um aniversário no próximo dia 28, mas o que mais chama a atenção em nossa cidade é a terrível diferença entre toda a riqueza produzida no município e as péssimas condições de vida da classe trabalhadora e do povo.

Estamos na terceira gestão do PT na Prefeitura, mas nada foi feito de concreto para mudar essa situação. Houve muita propaganda, mas a vida do povo trabalhador segue praticamente na mesma situação de antes, quando a velha direita governava.

O transporte continua sem uma Licitação Pública, não existe sequer uma tarifa única na cidade, que possuem seis tarifas diferentes, com passagens caras. Nem os estudantes tem direito ao passe-livre.

Não existe uma política de aumento significativo dos investimentos em saúde e educação, que seguem em condições precárias para atender uma população que já se aproxima dos 300 mil habitantes. Até hoje nada da inauguração da Maternidade Municipal e o déficit de creches só cresce a cada dia. E, o que é pior, o atraso na votação do Plano Municipal de Educação (PME) significou que não foram construídas 12 creches e várias quadras poliesportivas. 

Os servidores públicos têm péssimas condições de trabalho e salários arrochados, o que diminuiu ainda mais a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Como produto direto da desigualdade social, cresce também a violência. E o que é pior, a juventude negra e pobre, principalmente dos bairros da periferia, sofrem com a terrível violência policial.

Enquanto isso, a todo momento ficamos sabendo de novos escândalos de corrupção e desvios de verbas. Como por exemplo no caso da Cidade do Saber, que vem sendo apurado pelo Ministério Público. E até hoje a prefeitura não respondeu o que fez com a verba do fardamento dos alunos.

Além da corrupção, as grandes empresas instaladas no Município contam com absurdas isenções de impostos e muitas delas poluem e depredam o meio ambiente, piorando ainda mais o nível de vida da população.

BASTA! Tá na hora de colocar pra fora todos esses políticos que sempre governaram de acordo com os interesses dos ricos e poderosos, sem atender os mínimos direitos e reivindicações do povo trabalhador e da juventude.

Nem Caetano/Ademar, nem Tude/Elinaldo
Por uma nova alternativa, realmente dos trabalhadores
No ano que vem vamos ter novas eleições para a prefeitura. E a briga pelo poder já começou. De um lado o PT, do outro os velhos partidos da direita, como DEM, PMDB e PSDB.

Sempre aparecem brigando entre eles, mas todos estes partidos já estiveram na Prefeitura e sempre governam da mesma forma, atendendo os ricos e as grandes empresas e “virando as costas” para as justas reivindicações do povo trabalhador e da juventude.

As vezes brigam até mesmo dentro do seu partido, como fizeram Ademar e Caetano (ambos do PT). Mas, a briga deles é só pelo poder, pois já estão fazendo as pazes para tentar manter o controle da Prefeitura.   

Agora apareceu uma falsa oposição, com velhas figuras da direita, como o ex-prefeito José Tude, agora no PMDB. O vereador Elinaldo é o representante do famigerado DEM carlista.

Nem Caetano/Ademar do PT, nem Tude/Elinaldo da velha direita, serão alternativas para de fato melhorar a vida do povo trabalhador. Todos eles estão contra os trabalhadores e são aliados de Dilma, Aécio Neves, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, entre outros.

Precisamos de uma alternativa realmente nova em Camaçari. Sem nenhuma ligação com os grandes empresários e os velhos políticos corruptos. Um alternativa de esquerda, socialista e do povo trabalhador, que se construa no dia a dia das lutas e mobilizações.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) não quer construir esta alternativa sozinho, mas sim junto com você, trabalhador, operário, jovem e também com os movimentos sociais combativos. Venha com a gente!

Sede PSTU Camaçari
Rua Padre Paulo Tonucci, 777 – BB Loja 08
Nova Vitória – Cep: 42.849-999
Tel: (71) 8191 9562 / 9223 6626

0 comentários:

Postar um comentário