segunda-feira, 10 de outubro de 2011

É PRECISO UNIFICAR AS CATEGORIAS EM GREVE PARA DERROTAR A INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO

O Governo Dilma tem demonstrado que pretende derrotar as campanhas salariais através de medidas anti-sindicais, como o desconto dos dias parados e a intervenção na Justiça para atacar o direito de Greve. Os trabalhadores já entenderam que a melhor resposta para isso é a unidade das categorias que estão em luta. Mas, infelizmente, nem todos pensam dessa forma na direção do movimento sindical.
Na última quinta-feira, 06, ocorreria uma passeata unificada entre bancários e trabalhadores dos Correios no Comércio, centro de Salvador. Mas o que era para ser um ato unitário, fortalecendo as greves das duas categorias, acabou se transformando em frustração para os trabalhadores.
A passeata não se realizou em virtude da diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia, filiado à CTB, e da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Bahia, filiado à CUT. As duas partes alegam divergências ou falha de comunicação entre as entidades. Com estas desculpas,  as duas centrais governistas contribuíram para dividir os trabalhadores e facilitar a imposição das medidas do governo.
Os bancários e carteiros, que sairiam em passeata para mostrar que estavam unidos contra a política de arrocho salarial do Governo Dilma, ficaram atônitos diante da atitude dos dirigentes sindicais. Na base das duas categorias sempre houve disposição para unificar as lutas.
Dois dias antes, a CTB e a CUT estavam de mãos dadas para orientar o fim da greve dos trabalhadores dos Correios. Os mesmos que brigaram e impediram a realização da passeata estavam unidos na hora de acertar o acordo rebaixado com a direção da ECT. A proposta indecente incluia o desconto dos dias de Greve. Felizmente, os trabalhadores rejeitaram o acordo por unanimidade. 
A passeata unificada serviria para dar visibilidade à Greve das duas categorias, fortalecendo a mobilização por reajuste salarial digno e melhores condições de trabalho. Devemos exigir da diretoria das duas entidades a construção de uma manifestação em conjunto o mais rápido possível!
Nós que construímos o MNOB/BA  e a CSP Conlutas consideramos que nenhuma divergência aparente ou falha de comunicação entre os sindicatos servem como justificativa para o que aconteceu. A unidade dos trabalhadores é uma necessidade e deve ser colocada em primeiro lugar! Os dois sindicatos devem unificar as categorias em Greve e romper com o Governo Dilma para travar uma luta conseqüente em defesa dos trabalhadores e da sua unidade!
Reajuste digno já!
Não ao desconto dos dias parados!
MOVIMENTO NACIONAL DE OPOSIÇÃO BANCÁRIA/BAHIA - FILIADO À CSP CONLUTAS

0 comentários:

Postar um comentário