Juventude do PSTU, Salvador.
ACM Neto inicia o ano aumento o preço da
tarifa do ônibus em Salvador de R$ 2,80 para R$ 3,00. Um aumento de R$ 0,20 a
cada viagem de ônibus com certeza vai fazer diferença no final do mês no bolso
do trabalhador soteropolitano num ano que já começou com anúncios de ajustes
nos preços de vários itens, como nas contas de energia elétrica. O pequeno
aumento do salário mínimo não vai conseguir ser superior aos inúmeros reajustes
e por isso não podemos simplesmente aceita-los. A ampliação do preço das
passagens de ônibus não se justifica e é necessário lutar para revogar esse
aumento.
Se quisermos sintetizar a realidade do sistema de transporte coletivo de
Salvador em uma palavra, o melhor adjetivo seria: desumano. Muitos
trabalhadores chegam ao ponto de ter que todos os dias, depois do cansaço do
trabalho, esperar horas pra pegar o ônibus superlotado, com os passageiros
espremidos desde antes da catraca, e ir em pé, no aperto, pegando horas de engarrafamento...
nós trabalhadores e estudantes sabemos bem o sofrimento que é depender de
ônibus nessa cidade. Somado a isso as linhas são extremamente mal planejadas,
voltadas muitas vezes não para atender da melhor forma as necessidades da
população, mas para serem mais “rentáveis” aos empresários. Nos finais de
semana os ônibus desaparecem. Sem falar nas condições das estações; a Lapa, por
exemplo, a principal delas, hoje mais parece um cenário de filme de terror, e
ganhou nas últimas lutas a saudação mais do que apropriada: “a Lapa fede!".
O serviço de transporte coletivo de
Salvador é um dos piores entre as grandes cidades, contraditoriamente pagamos a
passagem mais cara do nordeste e uma das mais caras do pais. Não vimos, nos
últimos anos, esses recursos serem revestidos na melhoria efetiva no sistema de
transporte da nossa cidade. Agora ACM Neto quer justificar um reajuste da
tarifa com um pequeno aumento da frota, que seguirá sendo extremamente
insuficiente frente a demanda. Mas porque antes de supostamente repassar tais
custos pra passagem a prefeitura e o SETEPS (Sindicato das Empresas de
Transporte) não revela quanto lucram os empresários do setor? As planilhas
apresentadas tanto pelo SETEPS quanto pela Transalvador (órgão da prefeitura)
são evidentemente irreais, e o conjunto dos dados das contas das empresas são
praticamente secretos. Sem transparência nas contas não podemos aceitar nenhuma
justificativa de aumento. O que está por trás do preço abusivo que hoje pagamos
e das péssimas condições do serviço são os altos lucros de um pequeno grupo de
empresários, que constituem uma verdadeira máfia de transportes, a favor de
quem agem o prefeito e secretários porque essas mesmas empresas ajudam a
financiar suas candidaturas.
A questão da mobilidade urbana tem se tornando um dos principais problemas
nas grandes cidades. É preciso encarar esse tema com a devida seriedade que ele
tem. Não é possível manter a mesma lógica que está claramente em crise hoje em
Salvador e em todo o país. À medida que não se prioriza o transporte coletivo e
de massas, não se cria alternativas que, combinada com o ônibus, possa garantir
o trânsito da população de forma rápida, eficiente e confortável, cada vez
mais, há um amento da quantidade de automóvel individual. A resultante desse
processo é que cada vez mais nossas cidades se tornam intransitáveis.
Nossos governantes, ao invés de fortalecer o transporte de massas e público
para reverter esse processo, fazem o contrário, entregam a gestão dos
transportes para empresas que não estão nem um pouco preocupadas com a
qualidade do serviço, mas só pensam em uma coisa: Lucro, lucro, lucro!
É isso que acontece hoje com nossa cidade.
Não temos um transporte de massas: porque o metrô, que demorou 13 anos para ser
finalizado, ainda não significa uma grande alteração da mobilidade em salvador,
está muito longe do percurso e da eficiência que nossa populosa cidade
necessita. No que diz respeito aos ônibus, ACM Neto acaba de assinar um
contrato de concessão do transporte público que aprofunda essa lógica do lucro
acima das necessidades. Os mesmos empresários que prestam um péssimo serviço
seguirão, por mais 25 anos controlando as linhas, com garantia de aumento das
passagens todo ano. É o que estabelece o contrato de concessão assinado no
último 23/10. O primeiro aumento já foi estabelecido como presente de Ano Novo
para nossa população.
0 comentários:
Postar um comentário