sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Esse aumento não se justifica! Por uma outra lógica de Transporte Público.


Juventude do PSTU, Salvador.



                                            
ACM Neto inicia o ano aumento o preço da tarifa do ônibus em Salvador de R$ 2,80 para R$ 3,00. Um aumento de R$ 0,20 a cada viagem de ônibus com certeza vai fazer diferença no final do mês no bolso do trabalhador soteropolitano num ano que já começou com anúncios de ajustes nos preços de vários itens, como nas contas de energia elétrica. O pequeno aumento do salário mínimo não vai conseguir ser superior aos inúmeros reajustes e por isso não podemos simplesmente aceita-los. A ampliação do preço das passagens de ônibus não se justifica e é necessário lutar para revogar esse aumento.

Se quisermos sintetizar a realidade do sistema de transporte coletivo de Salvador em uma palavra, o melhor adjetivo seria: desumano. Muitos trabalhadores chegam ao ponto de ter que todos os dias, depois do cansaço do trabalho, esperar horas pra pegar o ônibus superlotado, com os passageiros espremidos desde antes da catraca, e ir em pé, no aperto, pegando horas de engarrafamento... nós trabalhadores e estudantes sabemos bem o sofrimento que é depender de ônibus nessa cidade. Somado a isso as linhas são extremamente mal planejadas, voltadas muitas vezes não para atender da melhor forma as necessidades da população, mas para serem mais “rentáveis” aos empresários. Nos finais de semana os ônibus desaparecem. Sem falar nas condições das estações; a Lapa, por exemplo, a principal delas, hoje mais parece um cenário de filme de terror, e ganhou nas últimas lutas a saudação mais do que apropriada: “a Lapa fede!".

O serviço de transporte coletivo de Salvador é um dos piores entre as grandes cidades, contraditoriamente pagamos a passagem mais cara do nordeste e uma das mais caras do pais. Não vimos, nos últimos anos, esses recursos serem revestidos na melhoria efetiva no sistema de transporte da nossa cidade. Agora ACM Neto quer justificar um reajuste da tarifa com um pequeno aumento da frota, que seguirá sendo extremamente insuficiente frente a demanda. Mas porque antes de supostamente repassar tais custos pra passagem a prefeitura e o SETEPS (Sindicato das Empresas de Transporte) não revela quanto lucram os empresários do setor? As planilhas apresentadas tanto pelo SETEPS quanto pela Transalvador (órgão da prefeitura) são evidentemente irreais, e o conjunto dos dados das contas das empresas são praticamente secretos. Sem transparência nas contas não podemos aceitar nenhuma justificativa de aumento. O que está por trás do preço abusivo que hoje pagamos e das péssimas condições do serviço são os altos lucros de um pequeno grupo de empresários, que constituem uma verdadeira máfia de transportes, a favor de quem agem o prefeito e secretários porque essas mesmas empresas ajudam a financiar suas candidaturas.

 
A questão da mobilidade urbana tem se tornando um dos principais problemas nas grandes cidades. É preciso encarar esse tema com a devida seriedade que ele tem. Não é possível manter a mesma lógica que está claramente em crise hoje em Salvador e em todo o país. À medida que não se prioriza o transporte coletivo e de massas, não se cria alternativas que, combinada com o ônibus, possa garantir o trânsito da população de forma rápida, eficiente e confortável, cada vez mais, há um amento da quantidade de automóvel individual. A resultante desse processo é que cada vez mais nossas cidades se tornam intransitáveis. Nossos governantes, ao invés de fortalecer o transporte de massas e público para reverter esse processo, fazem o contrário, entregam a gestão dos transportes para empresas que não estão nem um pouco preocupadas com a qualidade do serviço, mas só pensam em uma coisa: Lucro, lucro, lucro!


É isso que acontece hoje com nossa cidade. Não temos um transporte de massas: porque o metrô, que demorou 13 anos para ser finalizado, ainda não significa uma grande alteração da mobilidade em salvador, está muito longe do percurso e da eficiência que nossa populosa cidade necessita. No que diz respeito aos ônibus, ACM Neto acaba de assinar um contrato de concessão do transporte público que aprofunda essa lógica do lucro acima das necessidades. Os mesmos empresários que prestam um péssimo serviço seguirão, por mais 25 anos controlando as linhas, com garantia de aumento das passagens todo ano. É o que estabelece o contrato de concessão assinado no último 23/10. O primeiro aumento já foi estabelecido como presente de Ano Novo para nossa população.


REVOGAÇÃO JÁ!ACM Neto, R$ 3,00 é um assalto! Pela revogação do aumento da tarifa já!


ABAIXO A MÁFIA DO SETEPS!Auditoria das contas das empresas! Pela gradativa melhoria da qualidade e redução do preço das passagens, através da efetivação de um serviço público de transporte (100% estatal).


TRANSPORTE DE MASSAS JÁ! 
Rui Costa: Ampliação do metrô e construção de novas linhas! Novas alternativas de transporte de massas em nossa cidade!


PASSE LIVRE JÁ BRASIL!
Dilma: Passe Livre pra estudantes e desempregados! 2% do PIB Nacional para o transporte já!







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